Cerca de 200 pessoas participam do “Um Domingo na Praça”

O Projeto   Inovação   Pessoas   A comunidade   Mineração  

 
05/09/2017 11:08

Cerca de 200 pessoas participam do “Um Domingo na Praça”

A Praça Vó Zeca recebeu cores, formas, plantas e sons no último domingo. O espaço foi tomado por atividades culturais que animaram os quase 200 caçapavanos presentes. A ação faz parte da etapa de mobilização social do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado pela Votorantim Metais em parceria com a Secretaria de Educação de Caçapava do Sul. O evento, que tem o objetivo de ocupar espaços públicos e incentivar a aprendizagem nestes locais, envolveu gestores escolares, técnicos das secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos, alunos, professores e a comunidade.

Próximo a uma das mudas de ingá plantadas pela manhã, Ângela Lopes Peres, mãe de Luanda (10 anos), tomava chimarrão enquanto aguardava a primeira atração. “É muito bom participar desses momentos. Só tem a acrescentar à educação. Minha filha fala a semana inteira quando acontece algo assim”. Olavo Celso Mendes Rodrigues, marido de Ângela, disse que fica “muito alegre em ver a praça bonita e repleta de gente”, e enalteceu a oportunidade de lazer para a família naquele local.

Satisfeita com o sucesso de público, Iole Dorneles, mobilizadora da Secretaria de Educação (Seduc), foi uma das responsáveis pelas reuniões que definiram os espetáculos e que conseguiram a estrutura necessária para a atividade. Iole afirmou que “o dinheiro por si só não faz as coisas, as parcerias sim”. A ação contou com mateada, representação teatral da vida da Vó Zeca - cidadã que originou o nome da praça, jogos, música, recreação para as crianças, tapete de leitura e roda de capoeira. Foram quase 20 voluntários que se articularam e contribuíram para o acontecimento.

A coordenadora pedagógica da escola Municipal Maria José da Rosa, Giovana Freitas, entende que atividades externas complementam a aprendizagem escolar. “Quando o ensino sai dos muros das escolas, ocorre a socialização e a contextualização da vivência das aulas”, reforça. A iniciativa também agradou aos alunos que estavam presentes.A estudante Luiza Lima Marques (11 anos), que sonha em ser médica do quartel, passou parte da tarde no tapete de leitura. Ela considerou uma boa oportunidade de lazer junto aos pais. “Eu gostei muito, estou bem feliz”, afirmou a menina, enquanto folheava o livro “101 Dálmatas”.

A Votorantim Metais também distribuiu folderes e convidou os estudantes a participarem do “Desafio Criativos na Escola”. A iniciativa reconhece ações protagonizadas por crianças, adolescentes e jovens que, apoiados por educadores, buscam soluções criativas para problemas cotidianos.

A secretária de Educação, Leslie Maicá de Melo, acrescentou, ainda, que o PVE vem colaborando para a qualidade do ensino. As formações promovidas pelo programa refletem no trabalho dos professores, e, como consequência, no desempenho dos alunos. Para a secretária, o grande desafio é cada vez mais melhorar as técnicas de ensino.

Parceria Votorantim pela Educação

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas Votorantim que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios em que a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Criado em 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o IDEB - O PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação. Em Caçapava do Sul, o programa é realizado pela Votorantim Metais.